segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Como evitar refluxo do bebê



Nesta última sexta (25), a história de um bebê de 7 meses que faleceu em um berçário em São Paulo assustou muitos pais. A causa da morte da criança foi uma parada cardiorrespiratória. O caso, que está sendo investigado pela polícia, pode ter acontecido por duas hipóteses: negligência do berçário ou uma fatalidade, causada por problemas de refluxo que a criança apresentava. O delegado que está cobrindo o caso vai pedir uma perícia no berçário, além de um exame toxicológico a ser realizado no corpo do bebê.


Mas, antes que você se assuste com essa história, saiba que, apesar de muito comum, o refluxo pode ser facilmente evitado. A primeira medida é fazer o bebê arrotar imediatamente. "É só ficar uns 10 ou 15 minutos com o bebê no colo, na posição horizontal, e logo depois, quando ele dormir, deitá-lo de barriga para cima", explica Lucília Santana Faria, pediatra e coordenadora da UTI pediátrica do Hospital Sírio-Libanês (SP). Ela explica que, ao contrário do que muitos pensam, a posição de bruços deve ser evitada, para evitar que o bebê sufoque. Outra dica da pediatra é evitar trocar o bebê imediatamente. Já no caso de bebês que dormem durante a mamada, por exemplo, a recomendação é não colocá-lo imediatamente na cama e segurá-lo no colo por alguns minutos, na posição vertical. 


E quando o refluxo é patológico? Nesse caso, o problema precisa ser diagnosticado por um especialista por meio de exames específicos e tratado com medicamentos. Casos mais graves podem precisar de cirurgia. "Um dos sinais de alerta para diagnosticar casos de refluxo patológico é quando o bebê vomita demais", explica Lucília. Nesses casos, além de colocá-la de barriga para cima, também é recomendável usar travesseiros especiais anti-refluxo e elevar o colchão, para que a criança não fique totalmente na posição vertical.

0 comentários:

Blogger template 'Pinki' by Ourblogtemplates.com 2008

Jump to TOP